sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Programming

Já é possível, em três linhas de código, disponibilizar uma extracção de uma página HTML para Excel.

A extracção para Excel é uma funcionalidade essencial nas aplicações WEB, uma vez que permite que um dado conjunto de dados seja exportado e posteriormente manipulado de uma forma mais adequada às necessidades individuais de cada utilizador.

Existem já muitas soluções disponíveis, algumas gratuitas, que podem ser usadas, de modo a poupar o trabalho ao programador. Mas será que, precisamos de centenas de linhas de código para fazer uma tarefa destas? Não, hoje, é possível, em três linhas de código, disponibilizar uma extracção de uma página HTML para Excel.

Gaming

Actualmente não faltam recursos de qualidade para qualquer programador poder desenvolver jogos com uma dinâmica bastante envolvente. Entre estes exemplos destaca-se o CryEngine 3 ou o Unity 3D.

A criadora do género FPS disponibilizou gratuitamente uma das suas grandes pérolas de engenharia. Está disponível para download o código fonte do Doom 3. Convém salientar que os binários que contêm dados abrangidos por direitos de autor, como por exemplo os vários níveis do jogo não se encontram disponíveis e continuarão a exigir que adquira uma licença do Doom 3.

No foco de interesse da disponibilização do Doom 3, é sobretudo o motor do jogo (Id Tech 4). O interesse prende-se em perceber os algoritmos utilizados para renderização gráfica e técnicas para desenhar objectos, sombras, transparência, bem como algoritmos permitam por exemplo detecções de colisão, para nomear alguns dos pontos mais interessantes.

John Carmack, o criador e responsável de todos os motores até agora criados pela id Software, já tinha avisado que a disponibilização do código iria sofrer um pequeno atraso. Isto porque Carmack na altura que desenvolveu o Doom 3, criou uma técnica de renderização de sombras (“Carmack’s Reverse”) muito semelhante a uma técnica que a Creative estava a trabalhar em simultâneo (por coincidência). O que se passou foi que a Creative conseguiu patentear primeiro a técnica. Assim sendo e de modo a evitar que existissem problemas legais em disponibilizar uma implementação de uma patente que não possuía, o fundador da id Software, teve agora o trabalho adicional de escrever mais quatro linhas de código e criar uma técnica diferente da patenteada (que designou de “Carmack’s Revenge”) com um resultado final idêntico a olho humano.

Adobe suspende desenvolvimento do Flash Player…

…para browsers de dispositivos móveis. Steve Jobs tinha razão!

A guerra entre o Flash e o HTML5 já não é recente, e se o Flash tinha vindo a perder algum terreno, principalmente quando se fala em dispositivos móveis, uma declaração como esta por parte da Adobe pode muito bem ditar o seu futuro nestes equipamentos.

Este anúncio chega cerca de um ano e meio depois das declarações de Steve Jobs contra o flash (e a favor do HTML5)), principalmente em dispositivos móveis, (ver carta aberta de Steve Jobs: Thoughts on Flash) declarações essas que explicam o porquê da não adopção do flash nos dispositivos móveis da Apple.

Fontes próximas da empresa divulgaram estas informações acerca dos planos para o futuro no que respeita ao flash em dispositivos móveis, declarando o seguinte:

“Our future work with Flash on mobile devices will be focused on enabling Flash developers to package native apps with Adobe AIR for all the major app stores. We will no longer adapt Flash Player for mobile devices to new browser, OS version or device configurations. Some of our source code licensees may opt to continue working on and releasing their own implementations. We will continue to support the current Android and PlayBook configurations with critical bug fixes and security updates.”

Cotton Candy – Um mini-computador numa PenUSB

Cotton Candy é um pequeno computador (ou gadget, derivado de uma pequena pen USB) que permite transformar qualquer monitor/TV/PC num dispositivo inteligente com Android, Ubuntu ou outro sistema operativo.

Segundo informações da própria FXI Technologies “…o Cotton Candy fé um dispositivo de baixo custo que foi criado com o objectivo de “trazer” até aos screens (ex.monitor/TV), de forma segura, os serviços disponíveis na cloud….a “Internet das coisas” começa a ser uma realidade”.

A ciência e a Sociedade

Durante a Semana da Ciência e da Tecnologia, de 21 a 27 de Novembro, instituições científicas, universidades, escolas, associações, museus e Centros Ciência Viva de todo o país abrem as suas portas ao público, lançando um convite irrecusável para uma viagem pelo conhecimento. [ver site...]

Frases famosas

"Conhecer bem, para agir bem." (Sócrates 500 a.C.)

"A ciência serve para nos dar uma ideia de quão extensa é a nossa ignorância." (Félicité Robert de Lamennais)

"Os conceitos e princípios fundamentais da ciência são invenções livres do espírito humano." (Albert Einstein)

"O homem é o mais misterioso e o mais desconcertante dos objetos descobertos pela ciência." (Ganivet)

"A ignorância afirma ou nega veemente, a ciência duvida." (Voltaire)

"Um pouco de ciência afasta-nos de Deus, muito aproxima-nos." (Louis Pasteur)

“Todo grande progresso da ciência resultou de uma nova audácia da imaginação.” (John Dewey)

“O aspecto mais triste da vida de hoje é que a ciência ganha em conhecimento mais rapidamente que a sociedade em sabedoria.” (Isaac Asimov)

[...atrás]

José Carlos Príncipe

O Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) atribuiu este ano o seu prémio de carreira a um professor e investigador do Porto, pioneiro em neuroengenharia computacional.

José Carlos Príncipe é o primeiro português a conquistar o IEEE Neural Network Pioneer Award, atribuído anualmente pelo IEEE a investigadores com contribuições científicas sustentadas durante pelo menos 15 anos.

Este professor da Universidade da Flórida, e Diretor do Laboratório de NeuroEngenharia Computacional, é um dos pioneiros mundiais em neuroengenharia computacional, com investigações que abriram caminhos para a prevenção de crises epilépticas ou para permitir que tetraplégicos sejam capazes de interagir com o mundo exterior através de robôs.

O investigador utiliza algoritmos e modelos de processamento para compreender como o cérebro humano funciona, o que oferece potencialidades ao nível da descodificação das intenções de movimento do cérebro humano.

O seu Interface Cérebro-Máquina já foi demonstrado com sucesso, ao controlar em tempo-real um braço robótico à distância, transmitindo dados neurológicos através de uma rede para uma máquina que executa os algoritmos de processamento de sinal e controla o braço robótico.

José Carlos Principe é membro do IEEE, membro do AIMBE, ex-Presidente da International Neural Network Society, ex-Editor da Transactions of Biomedical Engineering, e também ex-membro da Advisory Science Board da FDA.
Ele tem 5 patentes e submeteu mais 7, e tem mais de 500 publicações (3 livros, 4 livros editados, 14 capítulos de livros, 200 artigos de jornais e 380 artigos de conferências).

Sobre:

- Professor Emérito
- Professor em BellSouth
- Diretor do Laboratório de Neuroengenharia Computacional
- Membro do IEEE

Interesses de investigação:

- Processamento de sinais digitais
- Dinâmicas de aprendizagem do Cérebro
- Interfaces cérebro-máquina
- Informações teóricas de Aprendizagem
- Simuladores LoFlyte
- Redes Neurais

Visite o nosso site [mais...]

[...atrás]

História da Informática e dos Computadores

Apesar dos computadores eletrónicos terem efetivamente aparecido somente na década de 40, os fundamentos em que se baseiam remontam a centenas ou até mesmo milhares de anos. Se levarmos em conta que o termo COMPUTAR, significa fazer cálculos, contar, efetuar operações aritméticas, COMPUTADOR seria então o mecanismo ou máquina que auxilia essa tarefa, com vantagens no tempo gasto e na precisão. Inicialmente o homem utilizou os seus próprios dedos para essa tarefa, dando origem ao sistema DECIMAL e aos termos DIGITAL e DIGITO...

[mais...]