Estação Espacial - NatGeo
A Estação Espacial Internacional (ISS) é um laboratório espacial atualmente em construção. A montagem em órbita da EEI começou em 1998 e a estação encontra-se numa órbita baixa (entre 340 km e 353 km) que possibilita ser vista da Terra a olho nu.
Viajando a uma velocidade média de 27.700 km/h, a Estação completa 15,77 órbitas por dia. Na continuidade das operações da Mir russa, do Skylab dos Estados Unidos, e do planeado Columbus europeu, a Estação Espacial Internacional representa a permanência humana no espaço e tem sido mantida com tripulações de número não inferior a dois elementos desde 2 de Novembro de 2000.
A cada rendição da tripulação, a estação comporta ambas equipas (em andamento e a próxima), bem como um ou mais visitantes. A estação espacial encontra-se em órbita em torno da Terra a uma altitude de aproximadamente 360 quilómetros, uma órbita tipicamente designada de órbita terrestre baixa (na verdade, a altitude varia ao longo do tempo em vários quilómetros devido ao arrastamento atmosférico e reposição). A estação perde, em média, 100 metros de altitude por dia e orbita a Terra num período de cerca de 92 minutos. Em 27 de Junho de 2008 (às 01:01 UTC) completou 55.000 órbitas desde o lançamento do módulo Zarya.
O Mundo do Futuro - Inteligência
Fique por dentro da tecnologia inteligente que nos permitirá ter ajudantes-robôs dentro de casa, utilizadores em rede e cidades inteiras na web, além de proporcionar sistemas de entretenimento que podem, virtualmente, transformar sonhos em realidade. Os avanços na inteligência artificial permitem criar máquinas com agilidade mental quase humana. A inteligência estará integrada a quase tudo - até mesmo às nossas roupas, graças a computadores menores e mais potentes.
Vijay Kumar: Robôs que voam ... e cooperaram
No seu laboratório da Universidade da Pensilvânia, Vijay Kumar e a sua equipa construiram quadrotors voadores, pequenos robôs ágeis que num enxame, sentindo uns aos outros, formam as equipas ad hoc - para a construção, desastres de topografia e muito mais.
Pode a cirurgia não-invasiva ser a nova norma?
Medan mostra o potencial da técnica de ultra-som focalizado, como por exemplo, o tempo de recuperação mais rápido e as novas possibilidades de cura.
O Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) atribuiu este ano o seu prémio de carreira a um professor e investigador do Porto, pioneiro em neuroengenharia computacional.
José Carlos Príncipe é o primeiro português a conquistar o IEEE Neural Network Pioneer Award, atribuído anualmente pelo IEEE a investigadores com contribuições científicas sustentadas durante pelo menos 15 anos.
Este professor da Universidade da Flórida e Diretor do Laboratório de Neuro Engenharia Computacional, é um dos pioneiros mundiais em neuroengenharia computacional, com investigações que abriram caminhos para a prevenção de crises epilépticas ou para permitir que tetraplégicos sejam capazes de interagir com o mundo exterior através de robôs. [mais...]
Frases famosas
"Conhecer bem, para agir bem." (Sócrates 500 a.C.)
"A ciência serve para nos dar uma ideia de quão extensa é a nossa ignorância." (Félicité Robert de Lamennais)
"Os conceitos e princípios fundamentais da ciência são invenções livres do espírito humano." (Albert Einstein)
"O homem é o mais misterioso e o mais desconcertante dos objetos descobertos pela ciência." (Ganivet) [mais...]
Sem comentários:
Enviar um comentário