sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Gaming

Actualmente não faltam recursos de qualidade para qualquer programador poder desenvolver jogos com uma dinâmica bastante envolvente. Entre estes exemplos destaca-se o CryEngine 3 ou o Unity 3D.

A criadora do género FPS disponibilizou gratuitamente uma das suas grandes pérolas de engenharia. Está disponível para download o código fonte do Doom 3. Convém salientar que os binários que contêm dados abrangidos por direitos de autor, como por exemplo os vários níveis do jogo não se encontram disponíveis e continuarão a exigir que adquira uma licença do Doom 3.

No foco de interesse da disponibilização do Doom 3, é sobretudo o motor do jogo (Id Tech 4). O interesse prende-se em perceber os algoritmos utilizados para renderização gráfica e técnicas para desenhar objectos, sombras, transparência, bem como algoritmos permitam por exemplo detecções de colisão, para nomear alguns dos pontos mais interessantes.

John Carmack, o criador e responsável de todos os motores até agora criados pela id Software, já tinha avisado que a disponibilização do código iria sofrer um pequeno atraso. Isto porque Carmack na altura que desenvolveu o Doom 3, criou uma técnica de renderização de sombras (“Carmack’s Reverse”) muito semelhante a uma técnica que a Creative estava a trabalhar em simultâneo (por coincidência). O que se passou foi que a Creative conseguiu patentear primeiro a técnica. Assim sendo e de modo a evitar que existissem problemas legais em disponibilizar uma implementação de uma patente que não possuía, o fundador da id Software, teve agora o trabalho adicional de escrever mais quatro linhas de código e criar uma técnica diferente da patenteada (que designou de “Carmack’s Revenge”) com um resultado final idêntico a olho humano.

Sem comentários:

Enviar um comentário