sexta-feira, 25 de novembro de 2011

José Carlos Príncipe

O Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) atribuiu este ano o seu prémio de carreira a um professor e investigador do Porto, pioneiro em neuroengenharia computacional.

José Carlos Príncipe é o primeiro português a conquistar o IEEE Neural Network Pioneer Award, atribuído anualmente pelo IEEE a investigadores com contribuições científicas sustentadas durante pelo menos 15 anos.

Este professor da Universidade da Flórida, e Diretor do Laboratório de NeuroEngenharia Computacional, é um dos pioneiros mundiais em neuroengenharia computacional, com investigações que abriram caminhos para a prevenção de crises epilépticas ou para permitir que tetraplégicos sejam capazes de interagir com o mundo exterior através de robôs.

O investigador utiliza algoritmos e modelos de processamento para compreender como o cérebro humano funciona, o que oferece potencialidades ao nível da descodificação das intenções de movimento do cérebro humano.

O seu Interface Cérebro-Máquina já foi demonstrado com sucesso, ao controlar em tempo-real um braço robótico à distância, transmitindo dados neurológicos através de uma rede para uma máquina que executa os algoritmos de processamento de sinal e controla o braço robótico.

José Carlos Principe é membro do IEEE, membro do AIMBE, ex-Presidente da International Neural Network Society, ex-Editor da Transactions of Biomedical Engineering, e também ex-membro da Advisory Science Board da FDA.
Ele tem 5 patentes e submeteu mais 7, e tem mais de 500 publicações (3 livros, 4 livros editados, 14 capítulos de livros, 200 artigos de jornais e 380 artigos de conferências).

Sobre:

- Professor Emérito
- Professor em BellSouth
- Diretor do Laboratório de Neuroengenharia Computacional
- Membro do IEEE

Interesses de investigação:

- Processamento de sinais digitais
- Dinâmicas de aprendizagem do Cérebro
- Interfaces cérebro-máquina
- Informações teóricas de Aprendizagem
- Simuladores LoFlyte
- Redes Neurais

Visite o nosso site [mais...]

[...atrás]

Sem comentários:

Enviar um comentário