quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Nanocomputadores

Cientistas estão a tentar usar a nanotecnologia para produzir chips muito pequenos, condutores elétricos e portas lógicas.

A nanotecnologia baseia-se na utilização de átomos como blocos de construção. A utilização de átomos como unidade básica permite, em teoria, a construção de nanomáquinas capazes de realizar tarefas até agora inimagináveis. Permite ainda desenvolver novos materiais, novos computadores e novos sistemas de arquivo de informação.

A capacidade de manipular o átomo abre outras perspectivas. Será possível construir nanomáquinas capazes de interactuar com as células humanas ou mesmo com componentes das células como o DNA.

Esta tecnologia permite, por exemplo, criar pequenas máquinas que circulam na corrente sanguínea e que estão concebidas para detectar e destruir células cancerosas. Também permite criar pequenas máquinas programadas para corrigir doenças genéticas alterando o DNA de cada célula.

Computadores Quânticos

Os cálculos fazem uso direto das propriedades da mecânica quântica, tais como sobreposição e interferência.

Teoricamente, computadores quânticos podem ser implementados e o mais desenvolvido atualmente trabalha com poucos "qubits" de informação.

O principal ganho desses computadores é a possibilidade de resolver em tempo eficiente, alguns problemas que na computação clássica levariam tempo impraticável (exponencial no tamanho da entrada), como por exemplo, a fatoração em primos de números naturais.

A redução do tempo de resolução deste problema possibilitará a quebra da maioria dos sistemas de criptografia usados atualmente.

5ª Geração: Ultra Large Scale Integration

2011: i3/i5/i7 >> 2013: Intel Larrabee >> 2014: Intel Haswell

Nos últimos 20 anos, tem havido um aumento enorme na velocidade de processamento dos computadores, na capacidade da rede e na velocidade da Internet.

Estes avanços abriram caminho para a revolução de campos como a física quântica, inteligência artificial e nanotecnologia.

Esses avanços terão um efeito profundo na maneira como vivemos e trabalhamos.

Da Web 1.0 à Web 3.0

1990...

A Web 1.0, foi a primeira implantação e popularização da rede em si.
É considerada como estática, sendo que seus conteúdos não podem ser alterados pelos utilizadores.
Todo o conteúdo da página é somente leitura, por isso o termo estático.
Na web 1.0 não existia a interatividade do utilizador com a página, só o webmaster ou o programador pode realizar alterações ou atualizações da página.


2004...

A Web 2.0 é o que usamos atualmente, centrada nos mecanismos de busca como "Google" e nos sites de colaboração do internauta, como "Wikipedia", "YouTube" e os sites de relacionamento social, como o "Facebook" e "Orkut", por exemplo...
Destaca-se por ser dinâmica, logo a interatividade e a participação do utilizador final com a estrutura e conteúdo da página: este pode “postar”, fazer comentários, enviar imagens, compartilhar arquivos e fazer milhares de outras coisas que a web 1.0 não permitia.
Uma das principais mudanças da web 1.0 e a web 2.0 foi que o utilizador diminuiu a taxa de download e aumentou a de upload, ou seja, isso indica que há mais compartilhamento e interatividade com a nuvem.
A Web 2.0 é chamada de Web participativa ou colaborativa.


..
A Web 3.0 é uma evolução da 2.0, é chamada de Web semântica ou marketing.
Pesquisa-se a convergência de várias tecnologias que já existem e que serão usadas ao mesmo tempo, num grande salto de sinergia.
Banda larga, acesso móvel à internet e a tecnologia de rede semântica, todos utilizadas juntas, de maneira inteligente e atingindo a maturidade ao mesmo tempo.
Assim, vai-se passar da World Wide Web (rede mundial) para World Wide Database (base de dados mundial), de um mar de documentos para um mar de dados.
Quando isso começar a acontecer de forma mais intensa, o próximo passo, num prazo de cinco a dez anos, será o desenvolvimento de programas que entendam como fazer melhor uso desses dados. [...atrás]

Redes Sociais

2003...

Em 2003 foi lançada a rede social Myspace.
De 2005 a 2008 o Myspace foi a rede social mais visitada do mundo e em junho de 2006 ultrapassou o "Google" como o site mais visitado dos Estados Unidos.
Em Abril de 2008 o Myspace foi ultrapassado pelo Facebook, uma rede social lançada em Fevereiro de 2004, que tem como presidente Mark Zuckerberg.
Actualmente o Facebook tem mais de 800 milhões de utilizadores activos.

Google

1998...

A "Google" começou em Janeiro de 1996 como um projeto de pesquisa de Larry Page e Sergey Brin na Stanford University na California.
Enquanto os motores de busca convencionais ordenavam os resultados de uma pesquisa pelo número de vezes que os termos de pesquisa apareciam nessa página, o "Google" utilizava um sistema chamado Page Rank.
Segundo este sistema a relevância de cada resultado da pesquisa era determinada pelo número de páginas, e a sua importância, que estavam ligadas ao site original. Em Maio de 2011 o número de visitantes do "Google" passou a marca de 1 Bilião.

Winamp & Napster

1997...

Winamp é um mediaplayer freeware/shareware desenvolvido pela "Nullsoft".
O Winamp foi lançado em 1997 e a sua popularidade cresceu juntamente com a partilha de mp3.
Com a popularidade do mp3 a aumentar em 1999 Shawn Fanning e o seu tio John Fanning lançaram o Napster.
O Napster foi um serviço pioneiro de partilha de ficheiros peer-to-peer especialmente focado em músicas em formato mp3.

Deep blue

1997...

Deep Blue foi um computador desenvolvido pela IBM para jogar Xadrez.

A 11 de Maio de 1997, o Deep Blue ganhou um desafio de 6 jogos contra o campeão Garry Kasparov, com 2 vitórias contra 1 de Kasparov e 3 empates.

Kasparov acusou a IBM de batota e exigiu uma desforra, mas a IBM recusou-se e desmantelou o Deep Blue.

Java

1995...

Java é uma linguagem de programação desenvolvida originalmente por James Gosling da "Sun Microsystems" e foi lançada em 1995.

A linguagem deriva grande parte da sua sintax do C e C++.
As aplicações java podem ser compiladas para Java bytecode e corridas em qualquer máquina com Java Virtual Machine, independentemente da sua arquitetura.
O Java é actualmente das linguagens mais utilizadas, especialmente para aplicações de servidor-cliente.

Toy Story

1995...


"Toy Story" é o primeiro longa metragem feito totalmente com animação de computador.

Windows 95

1995...

Em 1995 a "Microsoft" lançou o Windows 95.
O Windows 95 incluía o MS-DOS, até então distribuído em separado.
O Windows 95 foi um sucesso de vendas, tornando-se ao fim de pouco tempo o sistema operativo mais bem sucedido de sempre.
Incluido com o Windows 95 vinha o browser Internet Explorer que destronou o Netscape Navigator.

Netscape Navigator

1994...

O Netscape Navigator foi um browser muito popular nos anos 90, mas apesar disso no ano 2002 já praticamente não era usado.
O Netscape Navigator deu origem ao Netscape Communicator.
O código fonte do Netscape Communicator 4.0 foi a base para o Mozzila Application Suite, que depois mudou o nome para SeaMonkey.
A Mozzila Application Suite deu também origem ao Mozilla Firefox e ao Netscape.

Mosaic

1993...

Mosaic foi o browser que popularizou a World Wide Web.

Foi desenvolvido pela National Center for Supercomputing Applications (NCSA).

O facto de ser limpo, fiável, de fácil utilização e instalação e correr em ambiente windows contribuiu para o sucesso do Mosaic e também da Web.
Foi também o primeiro browser a mostrar as imagens em linha com o texto, em vez de as mostrar numa janela separada.

Linux

1991...

Linux é um sistema operativo semelhante a Unix, grátis e Open Source.
Um dos componentes mais importantes de qualquer sistema Linux é o Linux kernel, um kernel de sistema operativo desenvolvido por Linus Torvals em 1991.

Linux corre numa variedade de hardware, tais como computadores, incluido telemóveis, tablets, routers, televisões, consolas de jogos, mainframes e supercomputadores (incluido os 10 supercomputadores mais rápidos do mundo).

World Wide Web

1990...

A World Wide Web (abreviada para WWW, W3 ou Web) é um sistema de documentos de hypertexto interligados que podem ser acedidos através da Internet.
Sir Tim Berners-Lee, actual diretor do Wold Wide Web Consortium, escreveu a proposta para o que eventualmente se iria tornar a World Wide Web em 1989.
Em 1990 no CERN em Genebra (Suiça), Berners-Lee e Robert Cailliau propuseram usar hypertexto “... para ligar e aceder a informação como uma rede de nós por entre os quais o utilizador pode navegar à vontade” e introduziram publicamente o projecto em Dezembro.

Tin Toy

1988...

Tin Toy, da Pixar, ganha o Oscar de melhor desenho animado em curta metragem utilizando os recursos de animação de computadores.

Microsoft Windows

1985...

Em 1985 a "Microsoft" lança o sistema operativo Microsoft Windows e em 1989 o processador de texto Microsoft Word.

Tron

1982...

O filme "Tron", da Disney, fez com que a utilização do gráficos gerados por computadores em filmes sofresse um aumento.

IBM 5050

1981..

Em 12 de agosto de 1981, a IBM introduziu sua nova revolução numa caixa, o "computador pessoal" com o novo sistema operativo da "Microsoft" de 16-bit chamado MS-DOS 1.0.
O primeiro PC da IBM rodava no microprocessador 8088 da "Intel" a  4,77MHz.
O PC veio equipado com 16 Kb de memória expansível até 256 Kb, com uma unidade de disquete e um monitor a cores opcional, por um preço de 1565 dólares.

Dados sobre a Apple

1976...

Steve Wozniak (HP) e Steve Jobs (Atari), desenvolveram um microcomputador baseado no microprocessador 6502 ("somente" 20 dólares).

Eles levaram o projeto à HP, que não se interessou.
Decididos, resolveram produzir o tal microcomputador, batizado de Apple.

Foram vendidos 175 Apple, com um enorme sucesso no meio.

Logo em seguida, projetaram o Apple II, desta vez com uma visão real de mercado.

O Apple II foi o primeiro microcomputador pessoal com unidade de disco flexível, com interface gráfica e projetado para atender tanto ao mercado pessoal como profissional.

Apple

1976...

A "Apple" foi fundada em 1976 por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne para vender o seu computador pessoal Apple 1, que era construído à mão por Wozniak.

A "Apple Inc." é uma corporação multinacional americana conhecida pela sua linha de computadores Macintosh, mas também pelo iPod, iPhone e iPad.

Devido à sua filosofia e sentido de estética e design, a "Apple" é uma empresa bastante conceituada entre os desenvolvedores da área da multimédia.

Microsoft

1975...

A "Microsoft Corporation" é uma corporação multinacional americana fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen.
A "Microsoft" começou por vender interpretadores de BASIC, voltando-se depois para o mercado dos sistemas operativos com o MS-DOS, que mais tarde levaria ao desenvolvimento do sistema operativo Microsoft Windows.
Além de dominar o mercado dos sistemas operativos a "Microsoft" acabou também por dominar os softwares aplicacativos de trabalho com o pacote Microsoft Office.

Pong

1972...

O PONG foi um dos primeiros vídeo jogos e consistia num jogo de ténis em duas dimensões.
O jogo foi desenvolvido pela empresa "Atari" e lançado em 1972.
PONG foi o primeiro video jogo a ser realmente bem sucedido comercialmente e deu início à indústria dos vídeo jogos.

Linguagem C

1972...

A linguagem de programação C foi desenvolvida entre 1969 e 1973 por Dennis Ritchie, para ser utilizada com o sistema operativo UNIX.
Esta é uma das linguagens mais usadas de sempre e há muito poucas arquiteturas para as quais não exista um compilador de C.

4ª Geração: microprocessadores

1971: Intel 4004 – Primeiro microprocessador disponível comercialmente (apenas 4bits);

1978: Intel 8086, 8088 - Primeiro x86 microprocessador de 16-bit/20-bit;

1985: Intel 386 Introduziu-se no mercado as placas VGA e suporte a 256 cores;

1989: Intel 486;

1993: Intel Pentium / MMX;

1995: Intel Pentium Pro;

1997: Intel Pentium II/III;

2000: Intel Pentium 4;

2004: Intel Pentium 4 Prescott;

2006: Intel Core 2 Intel Core 2;

2008: Intel Core i3/i5/i7;

2011: Intel Sandy Bridge/Ivy Bridge.

Interface gráfica: janelas e a estrutura WYSIWYG

1970...

Centros, como o MIT (Massachusetts Institute of Technology) e o SRI (Standford Research Institute), trabalhavam em pesquisas de interação homem-máquina e apresentaram propostas, como dispositivos indicadores - o que hoje conhecemos por rato – e interligação de computadores entre si para a troca de informações - a rede Ethernet tal qual conhecemos hoje.

Na PARC (Palo Alto Research Center), criada pela Xerox, foi desenvolvida toda a base da comunicação visual através de uma interface gráfica, usando componentes em forma de ícones, janelas e a estrutura WYSIWYG (O que vê é o que obtém), que mostra no monitor o trabalho exatamente da maneira como sairá impresso.

Arpanet

1969...

A Internet apareceu com a necessidade de comunicar, de forma segura, entre espaços geográficos alargados e em tempo real.

Concretamente, surgiu da necessidade sentida pela agência dedicada à investigação do departamento da defesa e Pentágno dos EUA (ARPA), em trocar informações secretas de forma sigilosa e descentralizada, porque temiam um ataque da União soviética.

Construiu-se então a ARPANET que ligava inicialmente 4 universidades e os centros de investigação.

Quando, em 1983, esta rede separa-se em duas, uma rede com objetivos militares MILNET e outra com fins comerciais a Internet.

Unix

1969...

UNIX é um sistema operativo multitask e multi-user desenvolvido em 1969 por um grupo de empregados da "AT&T na Bell Labs".

O UNIX é geralmente usado em servidores e workstations e foi essencial para o desenvolvimento da Internet e das redes em geral.

Packet Switching

1965...

Paul Baran, com a ajuda de Leonard Kleinrock e Donald Davies desenvolveu técnicas de packet swithing que revolucionaram a comunicação em redes de computadores.
Estas técnicas foram fundamentais para o desenvolvimento da ARPANET em 1969.

O rato

1963...

O primeiro protótipo de um rato foi criado em 1963 por Douglas Engelbart, com a ajuda do seu colega Bill English.

O modelo de Douglas Engelbart tinha 2 rodas perpendiculares que entravam com contacto directo com a superficie de trabalho.

O primeiro rato de bola foi criado em 1968, umas semanas depois de Engelbart demonstrar o seu protótipo, pela empresa alemã "Telefunken".

3ª Geração: os circuitos integrados

1958...

Jack Kilby começou o seu trabalho em circuitos integrados, com a ideia de criar pequenos quadrados de cerâmica, cada um contendo um componente miniaturizado.

Essa ideia acabou por se tornar naquilo que hoje em dia conhecemos como circuito integrado.

Em 1958 Kilby descreveu a sua invenção como “um corpo de material semicondutor ... em que todos os componentes do circuito eletrónico estão completamente integrados”. Recebeu em 2000 o Prémio Nobel da Física pela sua invenção.

Primeiras linguagens de programação

1957...

O facto dos programas passarem a ser carregados dinâmicamente e o aparecimento das linguagens de programação, trouxe uma maior flexibilidade aos computadores que começaram a ser usados para várias tarefas.

Primeiras linguagens de programação:
COBOL (Common Business-Oriented Language);

FORTRAN (FormulaTranslation) inventada por John Backus (IBM);

BASIC (Beginner's All Purpose Symbolic Instruction Code) foi criada em 1963 por John George Kemeny e Tom Kurtzas (Dartmouth College) como linguagem para ensinar programação na Universidade.

IBM 305 RAMAC

1956...

O IBM 305 RAMAC, anunciado publicamente em 13 de Setembro de 1956, foi o primeiro computador comercial a utilizar um disco rígido de cabeça movível como unidade de armazenamento secundária.

UNIVAC I


1951...

Primeiro computador de uso geral a ser comercializado.
Desenvolvido por Eckert e Mauchy.

5000 válvulas;

Adição em 0,5ms;

Multiplicação em 2ms;

Entrada e saída de dados em banda magnética.

Manchester Mark1

1949...

Foi o primeiro computador a funcionar com um programa armazenado, de acordo com o modelo de von Newman.
Von Newman propôs que a memória do computador deveria desenvolver-se de forma a armazenar um programa, constituído por um conjunto de instruções codificadas.

2ª Geração: Transístor

1947...

John Bardeen e Walter Brattain da "AT&T’s Bell Labs" nos Estados Unidos, fizeram experiências e observaram que quando dois contactos com pontas de ouro eram aplicados num cristal de germanium, o signal produzido saía com mais potência do que o sinal de entrada.

William Shockley da "Solid State Physics" viu o potencial desta descoberta e trabalhou durante os meses seguintes para aumentar os seus conhecimentos sobre semicondutores.

Em 1947 Bardeen, Brattain e Shockley viriam a inventar o primeiro Transístor de Contacto de Ponta e receberiam por isso em 1956 o Prémio Nobel da Física “pelo seu estudo sobre os semicondutores e a sua descoberta do efeito Transístor”.

Eniac

1946...

ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Computer) foi o primeiro computador eletrónico para usos gerais.

Era um computador capaz de ser reprogramado para resolver uma série de problemas computacionais.
O ENIAC foi desenhado por John William Mauchly e J. Presper Eckert para calcular tiros de artilharia para o exército americano e era centenas de vezes mais rápido que as máquinas eletro-mecânicas usadas até então.

O desenho e construção do ENIAC foi financiado pelo exército americano durante a 2ª Guerra Mundial. O Contrato de construção foi assinado a 5 de Junho de 1943 e a máquina completa foi anunciada ao público em 14 de Fevereiro de 1946.

Alguns dados sobre o ENIAC:

18.000 válvulas electrónicas;
500 multiplicações por segundo;
Armazenamento em banda magnética, disco magnético;
Memória principal de ferrite magnética;
Introdução da programação;
Introdução da comunicação.

Arquitetura do computador

1945...

Arquitetura de von Neumann:

Arquitetura que exige o armazenamento dos dados e do programa dentro da memória e, à medida que uma instrução é “chamada”, o processador executa-a uma a uma de forma sequencial.

É uma arquitetura em que o processamento é sequencial.
 
Non-von Neumann:

O modelo de Non von-Neumann é a arquitetura MIMD (multiple instruction, multiple data), ou instruções de dados múltiplos processados em paralelo.

Nesta arquitectura podem ser usados vários processadores, ou com várias ALU's (Unidade lógica e aritmética).

John von Neumann

1945...

A partir de 1945, um novo marco foi colocado na história dos computadores com John von Neumann, Arthur Burks e Herman Goldstine.
O primeiro computador com a arquitectura modular (1949):
CPU, BUS, memória para programas, memória para dados, I/O.

Colossus

1943...

Em 1941 a Alemanha de Hitler através de Konrad Zuse, criou um computador Z1 para desenhar aviões e misseis.

Em 1943 os Serviços Secretos ingleses contruíram o Colossus, o primeiro computador eletrónico programável, para decifrar códigos do Z1 alemão durante a 2ª Guerra Mundial.

Eles utilizavam tubos de vácuo para efectuar os cálculos.

O protótipo Colossus Mark 1 foi demonstrado em Dezembro de 1943 e estava operacional em Fevereiro de 1944.

A versão melhorada Colossus Mark 2 foi posta a trabalhar em 1 Junho de 1944. Foram usados 10 Colossus durante a guerra.

Máquina de Turing

1936...

A Máquina de Turing é um dispositivo teorético que manipula simbolos numa fita de acordo com uma tabela de regras.

Apesar da sua simplicidade, a Máquina de Turing pode ser adaptada para simular a lógica de qualquer algoritmo de computador e é particularmente útil para explicar as funções de um CPU.

As Máquinas de Turing ajudam os cientistas de computadores a perceber os limites da computação mecânica.

Computador com válvulas

1931...

Vannevar Bush foi um engenheiro americano conhecido pelo seu trabalho em computadores analógicos.

De 1928 a 1931 ele construiu um “Analisador de Diferencial” com Harold Locke Hazen no MIT.

O “Analisador de Diferencial” era um computador analógico mecânico, que utilizava válvulas de rádio, e foi desenhado para resolver equações diferenciais utilizando integrais.

Computador com válvulas

1931...

Vannevar Bush foi um engenheiro americano conhecido pelo seu trabalho em computadores analógicos.

De 1928 a 1931 ele construiu um “Analisador de Diferencial” com Harold Locke Hazen no MIT.

O “Analisador de Diferencial” era um computador analógico mecânico, que utilizava válvulas de rádio, e foi desenhado para resolver equações diferenciais utilizando integrais.

Shannon e a Teoria da Informação

1930...

Shannon desenvolveu a teoria da informação, cujo conteúdo serve como fundamento para áreas de estudo, como a compressão de dados e criptografia.
A finalidade era auxiliar na solução de problemas de transmissão do sinal entre computadores.

Contribui assim para a redução dos custos na transmissão dos sinais, sua optimização e assim para o incremento da velocidade de transmissão das comunicações.

Incrementou a segurança nos dados trasmitidos (base e o fundamento para áreas de estudo como compressão de dados e criptografia).

IBM

1911...

A IBM foi fundada em 1911 com o nome "Computing Tabulating Recording Corporation", através da fusão de 4 empresas:

"Tabulating Machine Company", "International Time Recording Company", "Computing Scale Corporation" e "Bundy Manufacturing Company".

A CTR mudou o seu nome para IBM em 1924, e é hoje em dia também conhecida por “Big Blue”.

A "International Business Machines" ou IBM, é uma corporação multinacional americana que fabrica e vende hardware e software informático.

Tabulador mecânico

1889...

Herman Hollerith desenvolveu um tabulador mecânico que utilizava cartões perfurados para tabular rapidamente estatísticas a partir de milhões de pedaços de dados.

Hollerith construía máquinas sob encomenda para o United States Census Bureau, que foram usadas para calcular o censo de 1890 em apenas um ano.

O censo de 1880 demorou sete anos.

Ele começou o seu próprio negócio em 1896, quando fundou a Tabulating Machine Company.

Armazenamento magnético

1888...

O armazenamento magnético foi descoberto por Oberlin Smith em 1888 sob a forma de uma gravação de audio num fio.

Ele chegou a preencher uma patente mas acabou por desistir da ideia.

A primeira demonstração pública de um gravador magnético foi na Paris Exposition de 1900 e tinha sido inventado por Valdemar Poulsen em 1898.

Em 1928 Fritz Pfleumer desenvolveu o primeiro gravador de cassetes de fita magnética.

Os primeiros dispositivos de armazenamento magnético foram desenhados para gravar sinais de audio analógicos.

Actualmente os computadores e a maioria dos dispositivos de armazenamento magnético de audio e video gravam dados digitais.

Álgebra Booleana

1854...

Na matemática e na ciência da computação, a Álgebra Booleana (também conhecida como "Álgebra de Boole") são estruturas algébricas que "capturam a essência" das operações lógicas E, OU e NÃO, bem como das operações da teoria de conjuntos soma, produto e complemento.

Ela também é o fundamento da matemática computacional, baseada em números binários.

Receberam o nome de George Boole, matemático inglês, que foi o primeiro a defini-las como parte de um sistema de lógica em 1854 no seu livro "An Investigation of the Laws of Thought".

A primeira programadora

1842...

Charles Babbage foi convidado para dar um seminário na Universidade de Turin sobre a sua Máquina Analítica.

Babbage pediu a Ada Lovelace que traduzisse um artigo sobre a palestra para inglês, e subsquentemente que desenvolvesse as notas que tinha acrescentado à tradução.

Em 1953, mais de 100 anos depois da sua morte, as notas de Ada Lovelace foram republicadas.

A Máquina Analítica era então reconhecida como um primeiro modelo de computador e as suas notas como descrições de um computador e o seu software. Nessas notas ela descreve um algoritmo para a Máquina Analítica calcular os números de Bernoulli.

Este é considerado o primeiro algoritmo desenhado para implementação num computador, sendo por isso Ada Lovelace considerada a primeira programadora de computadores.

Cartões perfurados

1832...

Enquanto trabalhava no departamento de estatística do Ministério da Polícia, Semen Korsakov ficou intrigado com a possibilidade de usar máquinas para "melhorar a inteligencia natural".

Para este fim ele desenvolveu várias máquinas cuja finalidade era facilitar a procura de informação, guardada sob a forma de cartões perfurados ou meios similares (ex: tábuas de madeira perfuradas).

Os cartões perfurados já eram utilizados desde 1805, mas até à altura eram utilizados somente na indústria têxtil para controlar teares.

Korsakov foi o primeiro a usar estes cartões para guardar informação.

Máquina Diferencial

1822...

A Máquina Diferencial foi um invento de Charles Babbage, para fazer cálculos com polinómios através de diferenças entre números, e assim construir tabelas de logaritmos.

A máquina tinha a capacidade de receber dados, processá-los, armazená-los e exibi-los.

Graças a ela Babbage ficou conhecido como o pai do computador e conseguiu apoio governamental para criar um modelo mais complexo, a "Máquina Analítica".

A “Máquina Analítica” foi descrita pela primeira vez em 1837 e Babbage continuou a trabalhar no projecto até sua morte, em 1871.

Por causa de questões técnicas, financeiras, políticas e legais, os engenhos nunca foram realmente construídos por Babbage.

Sistema binário

1679...

O sistema de numeração binário moderno foi estudado por Gottfried Leibniz em 1679, e já utilizava os algarismos 0 e 1.

Devido à sua facilidade de implementação em circuitos eletrónicos digitais, o sistema binário é hoje a base de quase todos os computadores modernos.

Calculadora de Blaise Pascal

1642...

A primeira calculadora capaz de realizar as operações básicas de soma e subtração foi inventada pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal.
O projeto de Pascal foi bastante aprimorado pelo matemático alemão Gottfried Wilhelm Leibniz, que também inventou o cálculo infinitesimal, e em 1673 criou a primeira calculadora de 4 operações.

Os Bastões de Napier

1614...

Os Bastões de Napier foram criados como auxílio à multiplicação, pelo nobre escocês de Edinburgo, o matemático John Napier (1550-1617), inventor dos logaritmos.

Os bastões de Napier eram um conjunto de 9 bastões, um para cada dígito, que transformavam a multiplicação de dois números numa soma das tabuadas de cada dígito.

Em 1633, um sacerdote inglês chamado William Oughtred, teve a ideia de representar esses logaritmos de Napier em escalas de madeira, marfim ou outro material, chamando-o de CÍRCULOS DE PROPORÇÃO.

Este dispositivo originou a conhecida RÉGUA DE CÁLCULOS.

Como os logaritmos são representados por traços na régua, a sua divisão e produto são obtidos pela adição e subtração de comprimentos, este considera-se como o primeiro computador analógico da história.

O Ábaco

...2400 a.C.

À medida que os cálculos se foram complicando e aumentando de tamanho, sentiu-se a necessidade de um instrumento que viesse em auxílio, surgindo assim o ÁBACO.

Formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...).
Esse sistema de contas e fios recebeu o nome de calculi pelos romanos, dando origem à palavra cálculo.

A Origem da Computação

Apesar dos computadores eletrónicos terem efetivamente aparecido somente na década de 40, os fundamentos em que se baseiam remontam a centenas ou até mesmo milhares de anos.

Se levarmos em conta que o termo COMPUTAR significa fazer cálculos, contar, efetuar operações aritméticas, o COMPUTADOR seria então o mecanismo ou máquina que auxilia essa tarefa, com vantagens no tempo gasto e na precisão.

Inicialmente o homem utilizou os seus próprios dedos para essa tarefa, dando origem ao sistema DECIMAL e aos termos DIGITAL e DIGITO.

Referências

Origem: Wikipédia - a enciclopédia livre