quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Da Web 1.0 à Web 3.0

1990...

A Web 1.0, foi a primeira implantação e popularização da rede em si.
É considerada como estática, sendo que seus conteúdos não podem ser alterados pelos utilizadores.
Todo o conteúdo da página é somente leitura, por isso o termo estático.
Na web 1.0 não existia a interatividade do utilizador com a página, só o webmaster ou o programador pode realizar alterações ou atualizações da página.


2004...

A Web 2.0 é o que usamos atualmente, centrada nos mecanismos de busca como "Google" e nos sites de colaboração do internauta, como "Wikipedia", "YouTube" e os sites de relacionamento social, como o "Facebook" e "Orkut", por exemplo...
Destaca-se por ser dinâmica, logo a interatividade e a participação do utilizador final com a estrutura e conteúdo da página: este pode “postar”, fazer comentários, enviar imagens, compartilhar arquivos e fazer milhares de outras coisas que a web 1.0 não permitia.
Uma das principais mudanças da web 1.0 e a web 2.0 foi que o utilizador diminuiu a taxa de download e aumentou a de upload, ou seja, isso indica que há mais compartilhamento e interatividade com a nuvem.
A Web 2.0 é chamada de Web participativa ou colaborativa.


..
A Web 3.0 é uma evolução da 2.0, é chamada de Web semântica ou marketing.
Pesquisa-se a convergência de várias tecnologias que já existem e que serão usadas ao mesmo tempo, num grande salto de sinergia.
Banda larga, acesso móvel à internet e a tecnologia de rede semântica, todos utilizadas juntas, de maneira inteligente e atingindo a maturidade ao mesmo tempo.
Assim, vai-se passar da World Wide Web (rede mundial) para World Wide Database (base de dados mundial), de um mar de documentos para um mar de dados.
Quando isso começar a acontecer de forma mais intensa, o próximo passo, num prazo de cinco a dez anos, será o desenvolvimento de programas que entendam como fazer melhor uso desses dados. [...atrás]

Sem comentários:

Enviar um comentário